Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

As expectativas para os times cariocas em 2019

Futebol Carioca

Antes de mais nada gostaria de desejar um feliz ano novo a todos os leitores aqui do site da Rede Mais Esportes. Que seja um ano de muita saúde, paz e prosperidade a todos. Dito isto, vamos começar a traçar o que eu imagino sobre o mundo do futebol para esse ano. Não se trata aqui de uma previsão, mas apenas aquilo que penso sobre o esporte e suas principais competições no futebol brasileiro.

Como o nosso foco maior está nos clubes do Rio de Janeiro, impossível não falar sobre o campeonato carioca, que já começou e tem a sua preliminar em andamento. A fase principal do torneio terá início apenas no dia 19. Como todos os anos, os quatro grandes aparecem com possibilidade maior de conquista, mas eu coloco o Flamengo num patamar superior ao dos demais rivais.

O rubro-negro tem melhor condição financeira, jogadores de qualidade maior e é, em minha visão, amplamente favorito a conquistar o estadual. No entanto, como já vimos em outros anos (incluindo ano passado), ter o melhor elenco e boa saúde financeira não são fatores que garantem o título. Assim, os outros três grandes podem surpreender.

De acordo com o que tenho visto e levando em conta minha análise pessoal, coloco na seguinte ordem de “favoritismo”: Botafogo, Vasco e Fluminense. Sim, em minha visão, o tricolor é o mais enfraquecido dentre os quatro e provavelmente vai seguir no jejum de título estadual. A última conquista do Flu foi em 2012, mas, como falei antes, o tricolor é grande e sempre favorito. Apesar de eu enxergar o time num patamar inferior aos dos rivais, não vejo como surpresa a possibilidade de conquista.

Acredito que a situação será semelhante nas outras duas competições que os quatro times do Rio de Janeiro vão disputar: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Creio que, se algum carioca levar o título, a maior possibilidade de conquista é do Flamengo. Aliás, no Brasileirão não vejo outra chance de título para o Rio de Janeiro se não for com o rubro-negro. A situação se equilibra na Copa do Brasil por ser uma competição mata-mata.

Nas competições continentais (Libertadores para o Flamengo e Sul-Americana para Fluminense e Botafogo) sinceramente não creio em uma conquista para o futebol carioca. Apesar de o Flamengo estar se adaptando cada vez mais à Libetadores, ainda não vejo o rubro-negro com o estilo de campeão para esse torneio. Repito, claro que pode acontecer, mas ainda considero a situação improvável.

O mesmo analiso para Fluminense e Botafogo na Sul-Americana, não acredito em título dessas equipes. No entanto, se for fazer um comparativo com a situação do Flamengo na Libertadores, considero que o tricolor e o Glorioso possuem uma condição mais possível para erguer a taça na Sul-Americana.

Agora então é aguardar e que possamos ter um ano de 2019 com verdadeira evolução do futebol carioca. Faz tempo que estamos precisando de uma conquista de grande porte. Os times do Rio de Janeiro precisam voltar a ser protagonistas e não apenas ver de longe títulos importantes de times paulistas, mineiros e gaúchos.

Deixe seu comentário: